Sanofi

Dor de barriga –
Onde dói?

Introdução

Um estudo de investigação recente mostra que quase um quarto da população é afetado por dor de barriga. Segundo este estudo, 22% dos homens e 31% das mulheres sofrem de dores, espasmos ou desconforto abdominal.

Os problemas normalmente surgem durante os 20 anos e no início dos 30 anos. Dois terços das pessoas que sofrem deste problema comum dizem que o mesmo surge sem aviso e um terço diz que sofre de dores lancinantes todas as semanas. A dor de barriga pode surgir a qualquer momento e é uma das causas mais comuns para faltar ao trabalho. A dor pode ser desde moderada e desconfortável a muito intensa.8,9

Esta secção do website Buscopan® aborda os diferentes tipos de dores de barriga, espasmos e desconforto abdominal, bem como as suas possíveis causas e tratamento.

abdominal
1
2
3
4
5
Onde dói?

A localização e a natureza da dor de barriga pode dar pistas importantes sobre a sua causa mais provável. Dependendo da localização da dor de barriga, a sua causa pode ser diferente - clique nos números para saber mais. Por favor, lembre-se: se tem dores intensas acompanhadas de febre ou perda de peso; se encontrar sangue nas fezes ou se tem historial de doenças do sistema digestivo, deve consultar um profissional de saúde qualificado.

1Acima do abdómen, atrás do externo (osso do peito)

Dor aguda ou ardor na parte inferior do peito (azia) pode ser causada por refluxo gástrico, também conhecido por indigestão ou dispepsia. É normalmente temporária e pode ser prevenida se comer pequenas quantidades de alimentos mais magros e leves. Esta dor pode ser aliviada pela toma de um antiácido. Consulte o seu profissional de saúde caso os episódios de azia persistam ou aumentem de frequência.

2Abdómen médio

Espasmos no abdómen médio podem resultar em dor no estômago ou no intestino delgado. Podem ser uma reação aos alimentos, ao stress ou a outras influências externas. Os espasmos podem ser acompanhadas por ruídos gástricos audíveis, arrotos ou inchaço. Buscopan® proporciona alívio localizado e eficaz para este tipo de dor. No entanto, se a dor persistir, deve falar com o seu médico.

3Abdómen inferior, lados esquerdo ou direito

Dores no abdómen inferior, dos lados esquerdo ou direito, podem ser causadas por espasmos nos músculos do cólon ou intestino grosso. Estas dores podem ser acompanhadas por inchaço, flatulência e / ou alterações nos movimentos normais do intestino. Buscopan® proporciona alívio localizado e eficaz para este tipo de dor. No entanto, se a dor persistir, deve falar com o seu médico.

4Abdómen inferior, lados esquerdo ou direito

Dores no abdómen inferior, dos lados esquerdo ou direito, podem ser causadas por espasmos nos músculos do cólon ou do intestino grosso. Estas dores podem ser acompanhadas por inchaço, flatulência e / ou alterações nos movimentos normais do intestino. Buscopan® proporciona alívio direccionado e eficaz para este tipo de dor. No entanto, se a dor persistir, deve falar com o seu médico.

5Abdómen inferior, em redor do útero

As mulheres sofrem regularmente de dor antes ou durante a menstruação e/ou durante a ovulação. Buscopan® Compositum N proporciona alívio rápido e eficaz das dores menstruais. No entanto, se a dor piorar, deve contactar o seu profissional de saúde.

men

Os órgãos do abdómen são muito sensíveis a influências internas e externas. Todos os alimentos ingeridos passam pelo trato digestivo, por isso quaisquer alergias, intolerâncias ou sensibilidades alimentares podem rapidamente resultar em dor de barriga. Algumas doenças podem também causar dor nos órgãos do trato digestivo. É também importante relembrar que o abdómen reage quer a estados e condições físicos, quer a fatores psicológicos. Ansiedade e tensão causam frequentemente espasmos nos músculos do estômago, intestinos ou cólon, resultando em dor de barriga. Em momentos de stress e durante ou depois de mudanças significativas, muitas pessoas sofrem de episódios temporários de dor de barriga.

No entanto, se sentir dores abdominais e cólicas que persistem ou pioram, ou se a dor é acompanhada por febre ou perda de peso, ou se detetou sangue nas fezes, por favor contacte o seu médico.

ab1
Tratamento de dores abdominais e cólicas

Existem várias formas eficazes de reduzir ou até eliminar a dor dos espasmos abdominais. Claro que a prevenção é o melhor remédio: se possível, evite alimentos e bebidas que sabe podem desencadear episódios de dor e tente relaxar, reduzindo desta forma os efeitos do stress na sua digestão. No entanto, quando a dor surge, não se preocupe: existem tratamentos eficazes.

Se tomar Buscopan® e não sentir efeito após vários dias, é importante consultar o seu médico ou outro profissional de saúde. Este pode fazer um diagnóstico adequado do seu problema, ou recomendar uma dieta adequada ao seu caso específico.

Saiba mais sobre a gama de produtos Buscopan® e encontre o mais indicado para o seu tipo de dor.

DESCUBRA A GAMA BUSCOPAN®

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para proporcionar-lhe um acesso melhor e personalizado ao site, bem como mostrar-lhe publicidade relacionada com as suas preferências de navegação. Ao clicar em “aceito” está a consentir o uso de cookies.

Carregue aqui para saber mais OK