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Dicas

Exercícios

Dicas de exercício para evitar dor de barriga

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Exercícios gerais

• Atividades para quando a dor ataca

Quando sente dores de barriga, realizar alguns exercícios pode ajudar a relaxar as músculos e a diminuir o desconforto. Para além de relaxar os músculos com espasmos, fazer exercício também ajuda a libertar a tensão muscular que poderia agravar a dor.
Caminhar pode ser a última coisa que lhe apetece, mas é exatamente aquilo de que precisa; e nadar também é uma excelente forma de aliviar os espasmos. Praticar exercícios de respiração e meditação também pode aliviar a tensão, pois o relaxamento promove um alívio da contração dos músculos da área abdominal.

• Respire fundo

A tensão agrava a dor. Este é uma técnica simples de redução da tensão, mas poderosa. Para começar, deite-se confortavelmente de barriga para cima e coloque uma mão no abdómen. Feche os olhos e respire fundo. Deixe que a sua respiração seja lenta e relaxada. Inspire pelo nariz, respirando fundo e expandindo o abdómen, sinta a sua mão a elevar-se - abdómeno primeiro, e depois no peito. De seguida expire e expire tão lentamente quanto possível, pela boca. Foque-se na sua respiração e no movimento do seu peito para dentro e para fora. Tente bloquear todos os outros pensamentos, sentimentos e sensações. Se se sentir a dispersar, concentre-se de novo na respiração. Repira isto 10 a 20 vezes. Levante-se devagar e irá espantar-se com a frescura e a descontração que irá sentir.

• A inclinação pélvica

1. Ponha-se de pé, com os pés afastados cerca de 30 cm e os joelhos fletidos. Coloque as mãos nas ancas.

2. Balance a pélvis para a frente e para trás 10 a 15 vezes. Isto também pode ser feito deitado de barriga para cima com os joelhos dobrados. Balance o abdómen para cima e para baixo, mantendo os calcanhares no chão.

• Uma pose de ioga simples e eficaz

Sente-se no chão com as costas direitas, os joelhos fletidos e as plantas dos pés juntas, de forma a que os joelhos caiam para os lados. Segure os pés com as mãos e suavemente balance os joelhos para cima e para baixo. Incline-se lentamente para a frente, fletindo os quadris o máximo que conseguir de forma confortável. Aguente nesta posição por alguns minutos e relaxe.

• Massagem

Massajar diretamente o útero, na zona pélvica, ajuda a aliviar os espasmos e estimula a circulação sanguínea. Aqui fica uma massagem suave que pode praticar sem a ajuda de outra pessoa. Deite-se no chão ou na cama com os joelhos fletidos. Coloque a palma da mão direita na parte de baixo do abdómen, e coloque a mão esquerda em cima desta. Pressione com os dedos de ambas as mãos e faça pequenos movimentos circulares. Gradualmente mova as mãos para o lado direito em direção à cintura, abaixo das costelas e volte a descer, em direção ao abdómen inferior.

Caso a dor abdominal intensa e inexplicada persista ou piore, ou ocorra simultaneamente com sintomas como febre, náuseas, vómitos, alterações nos movimentos intestinais, sensibilidade abdominal, redução da pressão arterial, desmaio ou sangue nas fezes, deve ser procurado aconselhamento médico imediatamente.

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